O Banco Central divulgou, hoje, resultados preliminares de pesquisa qualitativa com consumidores de produtos financeiros em situação de endividamento excessivo e com restrições cadastrais. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e outubro de 2014 por meio de oito grupos de discussão realizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre, com oito a dez pessoas em cada grupo.
O estudo tem como objetivo compreender o processo e as motivações que levam os consumidores ao endividamento excessivo. A pesquisa também permite conhecer o grau de compreensão dos consumidores sobre as características dos produtos de crédito e identificar estratégias utilizadas para saírem da situação de endividamento excessivo. Os resultados da pesquisa servirão de subsidio para a elaboração de ações de educação financeira do Banco Central, voltadas para os cidadãos e também para as instituições financeiras.
Clique para acessar o resultado preliminar
Estudo especial – Panorama do microcrédito
O Banco Central também divulgou hoje a nota técnica “Estudo Especial – Panorama do microcrédito”, que traz informações detalhadas sobre esta modalidade de crédito no âmbito do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR). Um vasto trabalho de validação de informações sobre o segmento foi feito nessa base de dados, esclarecendo as diferenças entre as modalidades de crédito e possibilitando a melhoria da qualidade da marcação.
Clique acessar a nota técnica “Estudo especial – Panorama do microcrédito”