A Parceria Nacional para Inclusão Financeira (PNIF) que une, em rede, atores públicos e privados comprometidos com a inclusão financeira no país - apresentou hoje o relatório de prestação de contas do Plano de Ação para Fortalecimento do Ambiente Institucional.
O relatório do Plano de Ação compila os principais avanços com relação às oito ações estratégicas estabelecidas em 2012 para fortalecer o ambiente institucional para a inclusão financeira, orientadas por três eixos principais: Regulação, Educação e Transparência, e Diagnóstico.
O documento traça um panorama dos esforços empreendidos institucionalmente para a criação de um ambiente mais profícuo à promoção da adequada inclusão financeira no país. Doze instituições públicas participaram do Plano – Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Fazenda (MF), Ministério da Justiça (MJ), Ministério das Comunicações (MC), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Superintendência de Seguros Privados (Susep), além do Sebrae, na qualidade de fomentador do tema para microempreendedores.
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BC passa a integrar Conselho Diretor da Alliance for Financial Inclusion
O Banco Central passou a integrar, a partir de 10 de novembro de 2014, o Conselho Diretor da Alliance for Financial Inclusion – AFI. O mandato é de dois anos e o representante é o Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, conforme indicação do Presidente Alexandre Tombini. O Conselho Diretor toma as principais decisões relacionadas a assuntos estratégicos, orientando e direcionando o trabalho da unidade gerencial da instituição.
A Alliance for Financial Inclusion – AFI é uma rede global de bancos centrais e de supervisores do sistema financeiro dos países emergentes e em desenvolvimento. A entidade conta com 119 instituições associadas, representando 95 países. O BC tornou-se membro da instituição em setembro de 2010.
BC e SMPE firmam acordo para simplificar e apoiar desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
O Banco Central e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE) firmaram Acordo de Cooperação Técnica para atuar na simplificação e desburocratização do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas, no âmbito das competências do BC, e apoiar o seu desenvolvimento nas áreas de crédito, gestão e acesso a mercados.
O acordo terá quatro grandes linhas de atuação: o intercâmbio de informações e a realização de estudos para subsídios à definição de políticas e ações relacionadas à micro e pequenas empresas; o desenvolvimento de ações visando ao aperfeiçoamento da atuação da SMPE e do BC relativamente ao segmento das micro e pequenas empresas; a divulgação de conteúdo e a realização de iniciativas de educação financeira direcionadas ao segmento; e o desenvolvimento de ações voltadas para a integração de procedimentos, sistemas e base de dados, no âmbito da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM.
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Estão abertas as inscrições para Premiação de Desenvolvimento de Jogos de Educação Financeira
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, em parceria com o Banco Central, abre de hoje a 9 de janeiro de 2015 as inscrições para a Premiação de Desenvolvimento de Jogos de Educação Financeira, que visa a premiar jogos digitais desenvolvidos para plataforma PC, com a temática educação financeira.
Serão distribuídos R$ 600 mil em prêmios aos 10 melhores jogos, sendo cinco deles de educação financeira para o meio urbano e outros cinco que abordem o tema no meio rural.
Os autores desses jogos assinarão com o Sebrae termo de cessão para que eles possam ser disponibilizados, gratuitamente no portal do SEBRAE e na Plataforma do Desafio Universitário Empreendedor, de maneira que possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas em duas etapas: Cadastro de Dados e Indicação do Tipo de Jogo, que deverá ser feita exclusivamente pelo site da competição; e Envio do Jogo, que consiste no envio físico dos arquivos do jogo. O detalhamento sobre as etapas de inscrições e as especificações para os jogos podem ser encontradas no regulamento, disponível no site da premiação.