​6 - Eixo Diagnóstico

6.1 - Introdução

À medida que se busca aumentar o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros, é preciso avançar na avaliação e na mensuração dessa inclusão financeira. Assim como no processo de inclusão financeira, os indicadores que a mensuram precisam evoluir para que todas as dimensões desse processo possam ser medidas e, consequentemente, avaliadas. Além disso, vem-se firmando o consenso quanto à necessidade de aplicação de pesquisas voltadas às unidades familiares, com o objetivo de conhecer, sob a ótica do cidadão, as formas de acesso e uso de serviços financeiros, a qualidade desses serviços e, idealmente, seus impactos na vi​da da população.

Esse esforço propicia o dimensionamento mais preciso do quadro com que se trabalha, o conhecimento mais sólido das necessidades e dos interesses da população e a possibilidade de definição de metas para ações. Também subsidia possíveis aprimoramentos do marco regulatório e embasa estratégias de educação financeira e de proteção aos clientes e usuários de serviços financeiros.

6.2 - Ações relacionadas

7. Aprimorar a metodologia utilizada no estudo da inclusão financeira e incorporar indicadores de qualidade.

Fortalecer a metodologia de diagnóstico e acompanhamento da realidade brasileira em relação à inclusão financeira, tornando-os mais completos, de forma que se ofereça melhor subsídio à estruturação de ações para sua promoção.

8. Realizar pesquisas sobre o comportamento e as percepções da população em relação à utilização de serviços financeiros.

Aprofundar o conhecimento sobre acesso e uso de serviços financeiros, entraves ao processo de inclusão e qualidade dos serviços prestados, com base em informações dos usuários.