​​​​5.3 - ​​​Educação financeira e proteção ao consumidor

 

 

​A proteção ao consumidor é elemento essencial de qualquer sistema financeiro inclusivo. Não apenas é importante para proteger os indivíduos que já estão integrados a ele, mas também para suscitar confiança nos que ainda estão à sua margem. No caso das pessoas de menor renda, essa proteção é vital, pois, frequentemente, possuem limitada experiência financeira formal e níveis mais baixos de instrução. Sem medidas protetivas básicas, consumidores inexperientes ficam mais vulneráveis a vendas abusivas, práticas ilegais e contração de serviços, especialmente de crédito, que podem ser inapropriados.

Juntamente com a proteção ao consumidor, a educação financeira contribui para práticas mais eficientes, transparentes e competitivas. Cidadãos mais bem informados ajudam, com suas próprias decisões, a monitorar e aprimorar o mercado, quando, por exemplo, passam a exigir produtos que ofereçam mais transparência e mais proteção aos seus direitos.​​​​

5.3.1 - Educação Financeira para Consumidores

 

Programa da Senacon oferecerá a consumidores
cursos a distância sobre produtos e serviços financeiros.

Com a instituição do Plandec, em março de 2013, a Senacon desenvolveu o Programa Educação Financeira para Consumidores e deu o passo inicial rumo a uma atuação setorial própria na área temática de Educação Financeira. Alinhado às diretrizes da ENEF, o Programa ofertará cursos, abertos à sociedade, nas modalidades presencial e a distância, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos consumidores sobre produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre seus direitos. Questões como cláusulas contratuais, acesso a serviços mínimos e direito a informação serão apresentadas de forma clara aos consumidores, em conjunto com informações propriamente relacionadas à formação financeira.

Para elaboração do Programa, foram consideradas, entre outras, as experiências do Programa de Apoio ao Superendividado, da Fundação Procon de São Paulo; da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor Superendividado, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; e o Projeto de Tratamento do Superendividamento, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, além do BCB.

Após essa fase de mapeamento, em 2014, o primeiro produto foi desenvolvido. Trata-se de curso, com material didático composto por Livro do Aluno e Livro do Facilitador. O Livro do Aluno apresenta, por meio de narrativas e personagens, conteúdo relacionado a produtos e serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos e na compreensão sobre os direitos dos consumidores. Já o Livro do Facilitador, contém orientações didáticas e pedagógicas àqueles que desejam se tornar facilitadores ou multiplicadores do Programa de Educação Financeira para Consumidores.

Após a fase de teste do material, os conteúdos serão disponibilizados aos interessados e adaptados para Ensino a Distância (EaD), passando a integrar a agenda permanente de cursos oferecidos pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC).

5.3.2 - Educação Financeira para Micro e Pequenas Empresas​

Cursos oferecidos pelo Sebrae atenderam a
milhares de empreendedores no país.​
 

Em um cenário no qual a demanda por crédito por parte dos pequenos negócios vem se expandindo, a educação financeira torna-se elemento imprescindível também para os micro e pequenos empreendedores. É preciso saber utilizar ferramentas adequadas que possibilitem a organização e o controle financeiro para a melhor gestão do capital da empresa, bem como analisar custos, despesas e investimentos.

O conhecimento do amplo espectro de produtos e serviços financeiros oferecidos e de suas características de rendimentos, risco, custos, e a identificação daqueles capazes de efetivamente atender às particularidades de cada atividade pode ser o segredo para o sucesso de um pequeno negócio.

Em 2014, o Sebrae/MG lançou a cartilha O Uso Adequado de Serviços Financeiros para Microempreendedores Individuais, elaborada em parceria com o BCB. A publicação tem como objetivo esclarecer os microempreendedores individuais) sobre questões financeiras que podem ter impacto no resultado dos negócios, mostrando que o crédito pode ser útil, mas, se não for bem usado, pode se tornar um problema. A cartilha orienta ainda como escolher uma instituição financeira, quais são os principais serviços bancários, a finalidade e o uso correto do crédito. Está disponível para download gratuito em http://www.sebraemg.com.br/.

Além dessa cartilha, a parceria do Sebrae com o BCB tem levado outros produtos a micro e pequenos empreendedores. Nas Feiras do Empreendedor, são oferecidas palestras sobre gestão de finanças pessoais; nos Baús do Saber, remetidos a escolas do Programa Pronatec Empreendedor – vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do MEC – foram incluídos, em 2014, mais de 1.200 kits com diversos materiais de educação financeira, tais como o Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais e folhetos sobre relacionamento com o Sistema Financeiro Nacional, disponíveis para download gratuito em http://www.bcb.gov.br/?PEF-BC.

O concurso para o desenvolvimento de jogos e aplicativos de educação financeira para empreendedores e pequenos negócios é outra iniciativa em elaboração pelo Sebrae, também em parceria com o BCB. A competição busca fomentar a criação de jogos e aplicativos inovadores que abordem a temática da educação financeira, sob a perspectiva de empreendedores e pequenos negócios (potenciais empreendedores, microempreendedores, microempresas empresas de pequeno porte e produtor rural).

Ferramentas educacionais também são disponibilizadas pelo Sebrae para promover a educação financeira dos responsáveis por empreendimentos de micro e pequeno porte. Entre elas há os cursos presenciais e a distância, que alcançam milhares de empreendedores em todo o país.

Cursos oferecidos pelo Sebrae na área de Educação Financeira entre 2012-2014

 

Curso

Tem​ática​

Público-alvo

EAD/Presencial

Número de pessoas capacitadas

Sei Controlar Meu Dinheiro

Gestão Financeira

Microempreendedor Individual (MEI)

Presencial e EAD

2012

2013

2014*

19.092

27.855

16​​.616

*1º semestre de 2014

Controle Financeiro

Noções básicas de como controlar as finanças

Empresários e profissionais do comércio varejista

EAD

Matrículas realizadas

2012

2013

2014*

10.001

23.999

9.584

*1. Semestre de 2014

Análise e Planejamento Financeiro - APF

Ferramentas de controle financeiro

Empresários de pequenos negócios

EAD

Matrículas realizadas

2012

201​​3

2014*

48.095

51.998

20.932

*1. Semestre de 2014

Gestão Financeira na Medida

Gestão e controle financeiro

Empresários de microempresas

Presencial. Parte do Programa Na Medida, voltado às principais necessidades de gestão de uma microempresa

Pessoas capacitadas

2012

2013

2014*

174

7.905

6.025

*1. Semestre de 2014

Sebrae Mais – Gestão Financeira –Do controle à decisão

Desenvolvimento de competências para controlar, analisar, planejar e simular informações financeiras para uma eficiente tomada de decisões.

Empresários

Semipresencial

Pessoas capacitadas

2012​​​​

2013

2014*

2.766

3.413

539

*1. Semestre de 2014

Controlar Meu Dinheiro no Campo

Análise financeira

Produtor rural

Presencial

Pessoas capacitadas

2014*

283

*1. Semestre de 2014

Custos para Produzir no Campo

Custos de produção, estrutura dos custos de produção e margem bruta.

Produtor rural

Presencial

Pessoas capacitadas

2014*

255

*1. Semestre